Pinterest • The world’s catalogue of ideas

Explore Specialists and more!

Veto presidencial impede a melhoria da educação escolar indígena no Brasil

A Relatoria de Direitos Humanos e Povos Indígenas da Plataforma DHesca apoia as recentes manifestações de especialistas e organizações ind…

Primeira deputada negra do Brasil terá história levada às escolas

Ela era filha de uma lavadeira que havia sido escrava, órfã de pai, passou a infância na pobreza e se formou no magistério pela Escola Normal Catarinense. Era defensora da educação para todos e da igualdade racial e de gênero. Além de professora, publicou crônicas nos principais jornais de Florianópolis entre 1929 e 1952. Criou, ainda, o jornal A Semana e dirigiu o periódico Vida Ilhoa, em Florianópolis. Vítima de perseguição política e muito doente, morreu aos 50 anos de idade, na pobreza.

RMA84 - O Licenciamento Ambiental Federal das atividades marítimas de Exploração e Produção de Petróleo e Gás é conduzido pela Coordenação-Geral de Petróleo e Gás (CGPEG) do Ibama. Trata-se de um escritório sediado no Rio de Janeiro, com cerca de 80 analistas ambientais concursados, com experiência acumulada em mais de 13 anos na condução, análise e acompanhamento dos processos de Licenciamento de atividades realizadas no ambiente marinho em qualquer ponto do Brasil.

O Greenpeace mapeou as plataformas antigas da região do pré-sal e apresenta seus dados e histórico de acidentes. Trata-se de uma ferramenta que rompe com a falta de transparência peculiar da indústria do petróleo cuja proposta é monitorar as ocorrências nas plataformas mais velhas do pré-sal, facilitando a interpretação de dados sobre os acidentes e sobre as próprias plataformas.

Áreas protegidas da Amazônia não protegem

Os quatro vigilantes do PN da Amazônia (PA), abandonaram seus postos de guarda depois de 5 meses sem salário. O parque - de mais de 1 milhão de hectares - ficou fechado para visitação e pesquisa. Seu acesso só é possível pela deserta R. Transamazônica, rota do tráfico internacional de drogas e do escoamento de madeira nobre e metais preciosos. A presença de policiais é raridade por ali. Embora insuficientes, os guardas cumprem o papel de intimidar os predadores (foram recontratados).

O Plano de Gestão do TIX é resultado de quatro anos de trabalho que mobilizou centenas de pessoas entre lideranças, gestores e professores indígenas. Um grupo de trabalho eleito pelos índios, composto pelo ISA, Atix e Funai, realizou o trabalho de articulação, logística e sistematização dos resultados das dezenas de reuniões realizadas ao longo deste período. .

O grupo de Estudos Anarquistas Maria Lacerda de Moura convida a todos para discutirmos um texto de Murray Bookchin, cujo pensamento tem grande influência na ainda em andamento revolução de Rojava e nas experiências de Assembleias Populares que, inclusive, tomam a França neste momento. Os trechos para disparar a discussão falam de organização e do velho embate individualismo versus coletivo.

Era para ser apenas a inauguração de um viaduto em Campo Limpo Paulista. Mas professores chegaram na cerimônia portando cartazes com “Ackmin inimigo da educação”, “Não ao fechamento de escolas”, “Não à reorganização na rede de ensino”. Vaiaram em alto e bom som o governador que não demonstrou o menor desconforto com a situação. Muito pelo contrário, ao discursar Geraldo Alckmin apelou para uma de suas ferramentas preferidas: “Queria dizer que, antes de ser político, prezo de ser cristão…

Cientistas descobrem outro oceano debaixo da terra

Pesquisadores descobriram um pequeno diamante que aponta para a existência de um grande depósito de água sob o manto da Terra. Com cerca de 600 quilômetros de profundidade, seu volume poderia preencher três vezes os oceanos que conhecemos. (Ecoportal.net)

305 etnias e 274 línguas: estudo revela riqueza cultural entre índios no Brasil

Pesquisa inédita do IBGE detalhou características de povos indígenas brasileiros | Segundo o instituto, há cerca de 900 mil índios no Brasil. Há mais indígenas em São Paulo do que no Pará ou no Maranhão. O número de indígenas que moram em áreas urbanas brasileiras está diminuindo, mas crescendo em aldeias e no campo. No "Caderno Temático: Populações Indígenas", o IBGE faz um mapeamento inédito sobre a localização desses povos e sua movimentação ao longo das últimas décadas.