Pinterest • The world’s catalogue of ideas

Explore Patricia Cibele, Atlantic Forest and more!

As briófitas são terrestres de ambientes úmidos, sombreados e quentes; algumas espécies vivem em água doce e não ocorrem no mar. No Brasil, um dos ambientes mais favoráveis para o crescimento dessa vegetação é a Mata Atlântica.

Briófitas-( MUSGOS) Os musgos possuem uma forma central que lembra um caule, do qual se desprendem pequenas folhas e que se prolonga em algumas estruturas denominadas rizomas. No entanto, apesar de possuírem estas estruturas, as briófitas absorvem a água diretamente da base sobre a qual crescem, ou, do próprio ar.

Características e tipos de fungos Os fungos não possuem flores e se multiplicam por células muito pequenas. Estas células são chamadas espórios e se desenvolvem ao caírem em solo úmido, ambiente ideal para o crescimento de um novo fungo. Por não possuir clorofila, que é essencial para garantir a alimentação das plantas, esta forma de vida age como parasita, se alimentando da comida de outras formas de vida. Alguns tipos agem em seres humanos provocando várias doenças.

SAMAMBAIAS (Pteridófitas)- são plantas que não produzem sementes. Reproduzem-se por esporos, que dão origem a um indivíduo geralmente insignificante e de vida curta, que por sua vez produz gametas para dar origem a uma nova planta.

O ciclo de vida das briófitas começa com o esporófito, seguido da formação do esporo através da meiose, que produz o protonema, passando pelo gametófito, anterídios e arquegônios, anterozóides e oosferas, até chegar à fecundação. Deste processo surge o zigoto, o embrião e, finalmente, o esporófito.

Muitas briófitas estão confinadas a ambientes úmidos, mas algumas são capazes de tolerar a deficiência hídrica e outras são extremamente tolerantes à dessecação e altamente adaptadas a uma existência poiquilo-hídrica, ocorrendo, desse modo, em ambientes hídricos, mésicos e xéricos. As briófitas são bastante diversificadas em suas adaptações para a absorção e condução de água.

Amanita Muscaria (FUNGOS)- O agário das moscas (Amanita muscaria) é uma das espécies de cogumelos que crescem na natureza em quase todo o hemisfério norte. Cresce em simbiose com árvores como o vidoeiro, o pinheiro ou o abeto, tanto na Europa como na América. Estes cogumelos são conhecidos pela sua aparência distinta: são vermelhos ou amarelos com pintas brancas. O agário das moscas está listado como venenoso na maioria das fontes micológicas.

Samambaia As samambaias estão entre as plantas mais antigas da Terra, onde vivem há mais de 200 milhões de anos. São criptógamas, isto é, plantas produtoras de esporos. Vivem em todo o mundo em lugares sombrios e nascem no solo, entre pedras e sobre outras plantas. Medem desde uns poucos centímetros até quase 25 m de altura. Os talos subterrâneos e as folhas de algumas espécies são comestíveis.

Reino Plantae: Briófitas Briófitas As briófitas são consideradas pioneiras no ambiente terrestre, são plantas de pequeno porte, capazes de atingir no máximo 30 centímetros de altura, vivem em ambientes sombrios e úmidos devido a ausência de vasos condutores de seiva, isso faz com que os nutrientes e a água sejam transportados de célula para célula, por esse motivo ela não consegue ter uma grande estrutura.